Portal do Governo Brasileiro

Construindo políticas de valorização
dos profissionais da educação básica

Dirigentes educacionais do AM discutem a viabilização de Plano de Carreira dos Profissionais da educação

Quarta-feira, 27 de abril de 2016

26042016 redepcr am3Com o intuito de debater a implementação de Planos de Carreiras e Remuneração (PCR) dos Profissionais da Educação nos sistemas municipais de ensino do interior do Amazonas e também para propor medidas educativas visando fortalecer a qualidade do ensino regional, mais de 50 dirigentes municipais de educação reuniram-se nessa terça-feira (26), em Manaus, em um encontro coordenado pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Reunindo secretários municipais de educação e representantes de programas educacionais executados nos municípios do interior do Amazonas, o encontro foi promovido no auditório do Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan), localizado no bairro Japiim 2 e contou com o apoio colaborativo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

De acordo com o presidente da Undime/Região Norte, Edelson Penaforth, o encontro buscou orientar as equipes municipais para a elaboração de seus PCRs, a fim de que se tornem reais instrumentos de motivação ao trabalho do educador municipal.

"O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação do Sistema de Ensino, vem imprimindo esforços para que os profissionais da educação tenham sua valorização e profissionalização garantidas em uma carreira equilibrada. Para colaborar com esse propósito, a Undime organizou esse evento no Amazonas para fornecer instruções aos dirigentes municipais e técnicos que trabalharão nesse sentido em suas localidades no Amazonas", afirmou Edelson Penaforth.

Segundo o secretário de Estado de Educação e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Rossieli Soares da Silva, os trabalhos são conduzidos a partir da Rede de Assistência Técnica de apoio à elaboração ou adequação dos Planos de Carreira e Remuneração dos profissionais de Educação Básica pública (Rede PCR), constituída em articulação entre o MEC, o Consed e a Undime, que tem o objetivo de prestar auxílio aos estados, municípios e ao Distrito Federal no processo formativo de adequação ou elaboração dos PCRs.

"A rede de assistência técnica contribuirá para a viabilização das ações voltadas ao cumprimento da meta 18 da lei nº 13.005/2014 do Plano Nacional de Educação, que tem como proposta assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional definido em lei federal", informou Rossieli Silva.

O encontro contou, também com a participação da secretária Municipal de Educação de Manaus (Semed/Manaus), Kátia Schweickardt.

Fonte: PNE

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal