Imprimir

Coordenadores das Redes de Assistência Técnica se reúnem com a nova gestão da Sase

Divape 30 08Os coordenadores estaduais das Redes de Assistência Técnica de Planos de Carreira e Remuneração (PCR) e de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação estiveram reunidos, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, com a nova gestão da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase). Realizado no Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF, o encontro teve como objetivo proporcionar o diálogo entre os coordenadores estaduais e os novos diretores, bem como debater os avanços e desafios do trabalho realizado por ambas as redes.

As reuniões contaram com a participação da secretária da Sase, Regina de Assis; do diretor de Valorização dos Profissionais da Educação, Marcos Ozorio; da diretora de Cooperação e Planos de Educação, Wania Clemente; e da diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, Adriane Gazzola. Além dos novos gestores da secretaria, estiveram presentes o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima; e a representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Elizabeth Siqueira.

No dia 31 de agosto, o debate teve como enfoque as atividades desenvolvidas pela Rede PCR. Na abertura, a secretária destacou que a nova gestão pretende dar continuidade ao trabalho realizado pela Sase com essa rede. Regina de Assis ressaltou, ainda, a importância de ouvir os coordenadores sobre os resultados alcançados e sobre ajustes necessários ao fortalecimento da atuação das redes. "A nossa atitude é respeitosa com tudo o que os educadores que aqui estiveram fizeram e que funcionou. O que não funcionou ou que precisa de uma crítica construtiva, vai depender de todos nós para ser modificado e aperfeiçoado", ponderou.

Assim como a secretária, o diretor de valorização dos profissionais da educação, Marcos Ozorio, apontou a necessidade de dar continuidade ao trabalho de valorização dos profissionais da educação e enfatizou a importância dos parceiros neste processo. "A gente pretende estreitar a parceria entre o MEC, a Undime e o Consed com um objetivo maior, pois essa parceria só tem sentido se lá na ponta as escolas, com seus professores e alunos, tiverem bons resultados a partir dos trabalhos que a rede está desenvolvendo", refletiu.

Dicope 01 09Durante a reunião, o diretor apresentou aos coordenadores o diagnóstico dos alcances e limites da atuação da Rede PCR, elaborado pela Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação (Divape) em conjunto com os coordenadores. Ao longo da exposição, foi aberto espaço para contribuições e sugestões sobre os desafios apresentados.

Ao iniciar o segundo dia do evento, que teve como tema a atuação da Rede de Assistência Técnica de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação, a secretária Regina de Assis declarou ser uma alegria poder juntar as duas redes e informou que a nova equipe da Sase pretende integrar, cada vez mais, os esforços de ambas. "Esse nosso encontro e essa integração que vamos ter durante todo o dia é reflexo da nossa intenção de articular o nosso trabalho com os coordenadores na Sase e articular os temas que nos unem, como as questões ligadas ao Sistema Nacional de Educação, que deriva do Plano Nacional de Educação, e que contemplam as questões de carreira, piso, de Custo Aluno-Qualidade [...]", ressaltou.

O debate com os coordenadores da Rede de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação também contou com apresentação das ações desenvolvidas pela Sase/MEC e de síntese da coleta de informações sobre a implementação da metodologia desenvolvida pela rede, conduzida pelo coordenador-geral da Diretoria de Cooperação e Planos de Educação (Dicope), Roberval Ângelo Furtado.

Além de promover o diálogo entre os coordenadores das redes e a equipe da Sase, a programação dos dois dias de atividades incluiu orientações ao trabalho dos coordenadores e planejamento de eventos a serem realizados até o fim deste ano.

Redação Sase/MEC