Portal do Governo Brasileiro

Construindo políticas de valorização
dos profissionais da educação básica

Representantes da Sase conduzem oficinas em fórum da Undime-PI

Quarta-feira, 29 de março de 2017 

undimepi filipe1O monitoramento e a avaliação dos Planos de Educação e a elaboração ou adequação dos Planos de Carreira e Remuneração foram temas de oficinas conduzidas por representantes da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC) durante o Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI). O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de março, em Teresina, e reuniu dirigentes municipais e técnicos das secretarias de educação.

As orientações sobre monitoramento e avaliação dos planos foram apresentadas no fórum pelo representante da Diretoria de Cooperação e Planos de Educação (Dicope/Sase), Jhonata Moreira Pereira. Entre os participantes, estiveram presentes integrantes das Redes de Assistência Técnica da Sase que atuam no Piauí.

A oficina sobre Planos de Carreira e Remuneração, por sua vez, contou com exposições conduzidas pelo coordenador da Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação (Divape), Filipe Girardi. “Foi uma oportunidade para os novos dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias conhecerem o trabalho desenvolvido pela Sase/MEC, especialmente no que diz respeito à assistência técnica prestada por meio das redes. Durante o evento, o público pôde tirar dúvidas e esclarecer questões junto aos integrantes da Rede PCR e aos representantes da Sase”, complementou Filipe.

undimepi filipe3Além do representante da Divape/Sase, a coordenadora estadual da Rede de Planos de Carreira e Remuneração (Rede PCR), Carla Almeida Santos, e o técnico da Rede PCR, José Nilton da Silva, também palestraram durante a atividade de formação. Entre as orientações fornecidas na oficina, foram apresentadas aos novos secretários de educação as ferramentas disponíveis no Portal Plano de Carreira, como as planilhas de diagnóstico. Realizou-se, ainda, demonstração do uso do Sistema de Apoio à Gestão do Plano de Carreira e Remuneração (SisPCR), que permite simulações de alterações nos planos.

Redação Sase/MEC

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal