Imprimir

MEC e Estado da Bahia prestarão assistência aos municípios para a elaboração de planos de carreira

 

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

20160128 rede carreira BAO Estado, através da parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ministério da Educação (MEC) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia (Undime-BA), lançou nessa quinta-feira, 28/1, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, a Rede de Assistência para a Elaboração e Reelaboração do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) dos profissionais de educação que atuam nos municípios da Bahia.

As prefeituras que aderirem à rede serão acompanhadas e beneficiadas com assistência técnica e suporte da Secretaria na estruturação dos Planos e remuneração de seus técnicos. O encontro, transmitido por videoconferência, foi acompanhado por dirigentes municipais e técnicos presentes em 24 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

De acordo com o secretario da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, a rede está dentro do contexto do Programa Educar para Transformar e que tem como um dos eixos centrais, o regime de colaboração do Estado com os municípios. Ele informa que esta ação se soma a uma preocupação do MEC, dos Estados e dos municípios, visto que o Plano Nacional de Educação prevê que os municípios têm até meados desse ano para elaborar seus planos de carreira e que há uma discussão sobre a necessidade de revisão dos planos.

"Hoje, estamos iniciando o processo de implantação de uma rede visando capacitar cada município a utilizar um sistema desenvolvido pelo MEC, que é um instrumento onde cada município, na elaboração de seus planos, pode testar e projetar os impactos dos planos nos próximos dez anos. E isso também é possível para os municípios que já têm planos e que podem usar este mesmo sistema disponível na WEB", explica o secretário.

Para Sérgio Roberto de Souza, diretor de Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC (Sase/MEC), destacou que o evento "fortalece o trabalho que a Rede de Assistência Técnica desenvolverá em 2016 nos municípios da Bahia".

A secretária Municipal de Educação de Ibirataia, Lenise Luedy Fair, afirma que seu município já possui um Plano de Carreira criado recentemente e que este encontro serviu para tirar dúvidas. "Viemos em busca de novas opções de melhoria para o nosso plano", afirma.

Também estiveram presentes no encontro William Panfile, representando a Undime-BA, e Caio Pina, presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB).

 Fonte: PNE