Portal do Governo Brasileiro

Construindo políticas de valorização
dos profissionais da educação básica

Rede PCR de Alagoas realiza formação com gestores sobre elaboração de planos de carreira da educação

Terça-feira, 26 de abril de 2016

Iniciada nesta segunda-feira (25), a capacitação é ministrada pela Rede PCR que, em Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Segundo a meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), os planos municipais e estaduais de Cargos e Remuneração precisam estar revisados ou elaborados até o final de 2016. A partir desta demanda, o MEC instituiu a Rede PCR, uma rede de assistência técnica para auxiliar estados e municípios neste processo.

Nesta segunda e terça-feira (25 e 26), 51 municípios participam da capacitação no Cepa. Os outros 51 municípios também terão acesso à formação nos dias 28 e 29 de abril.

De acordo com Tércio Alexandre da Silva, coordenador da Rede PCR em Alagoas, a capacitação terá três fases e será oferecida a todos os municípios. "Dividimos em dois grupos de 51 municípios para facilitar o acesso ao conteúdo", justificou. As outras duas etapas da formação serão realizadas nos meses de maio e junho.

Planos sustentáveis - Para o presidente da Undime, Gervásio Lopes, a capacitação vai dotar os gestores municipais de informações fundamentais para a implantação de um plano de cargo sustentável. "Quanto mais conciso, melhor será o plano e mais fácil de ser implantado. Ele deve refletir a realidade do município", afirmou Lopes.

A secretária de Educação de Igaci, Maria Helena Torres, participou da abertura da formação e disse que a iniciativa vai auxiliar a prefeitura no aperfeiçoamento seu plano. "É sempre bom acompanhar as discussões sobre esse tema, até para que possamos utilizar essas informações em nossa cidade", destacou.

Conteúdo – Além da capacitação, os participantes terão acesso a todo o material impresso do conteúdo da formação. A Rede PCR vai acompanhar os municípios com todo o suporte necessário para o esclarecimento das dúvidas acerca dos planos.

Para mais informações sobre a Rede PCR, basta acessar o endereço https://al.undime.org.br.

 

rede prc al1 rede prc al2 

 

Fonte: PNE

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal