Portal do Governo Brasileiro

Construindo políticas de valorização
dos profissionais da educação básica

Rede PCR da Bahia promove atividade de formação em Feira de Santana (BA)

Sexta-feira, 25 de novembro de 2016

formacaobapcr3A Rede de Assistência Técnica para Elaboração ou Adequação dos Planos de Carreira e Remuneração (Rede PCR) da Bahia promoveu, nos dias 21 e 22 de novembro, formação direcionada a avaliadores educacionais de Feira de Santana (BA) e municípios vizinhos. Participaram do evento representantes de secretarias e de conselhos municipais de educação, bem como vereadores e membros de sindicatos.

Durante o evento, que correspondeu à segunda etapa formativa desenvolvida pela Rede PCR da Bahia, foi debatido o processo de revisão dos planos de Carreira e Remuneração em cumprimento à lei que institui o piso salarial para os profissionais da Educação e de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE).

“Discutimos a operacionalização do Sistema de Apoio e Gestão de Planos de Carreira, chamado de SisPCR. O objetivo é que, ao final das três etapas formativas, cada município tenha sujeitos capazes de elaborar, adequar ou instituir um plano de cargos e salários em suas respectivas cidades”, explica o técnico da Rede PCR Bahia, Adauto de Araújo Lima.

formacaobapcr1Realizado na Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, o encontro contou com a participação de representantes dos municípios de Água Fria, Irará, Anguera, Santanópolis, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra e Coração de Maria, entre outros. As formações da Rede PCR seguem orientações da Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação (Divape) da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), e são promovidas na Bahia pelo Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A terceira e última etapa formativa na Bahia está prevista para o primeiro semestre do próximo ano e vai alcançar os municípios da região baiana de Portal do Sertão que concordaram em aderir ao apoio do Ministério da Educação para revisão do PCR por meio da assinatura de termo de compromisso.

Redação Sase/MEC – com informações do site da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (BA)

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal