Portal do Governo Brasileiro

Construindo políticas de valorização
dos profissionais da educação básica

Sase promove encontro com coordenadores estaduais das Redes de Assistência Técnica

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

encontro fev1Os coordenadores estaduais das Redes de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação e de Planos de Carreira e Remuneração (Rede PCR) participaram, nos dias 15 e 16 de fevereiro, de encontro promovido pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase). Realizado no Ministério da Educação, em Brasília, a programação do evento incluiu palestras, troca de experiências e planejamento para 2017.

Na abertura do evento, a secretária de Articulação com os Sistemas de Ensino, Regina de Assis, ressaltou a importância da atuação das redes. "Vocês é que realizam o trabalho de assistência técnica pelo Brasil afora e permitem que os compromissos assumidos entre nós no MEC e todo o sistema de ensino brasileiro comecem a se cumprir e a se aperfeiçoar ao longo do tempo", ponderou. A secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, por sua vez, destacou o papel estratégico das Redes de Assistência Técnica da Sase na promoção do regime de colaboração entre os entes federativos. "Não tem nada mais importante para a rede do que o regime de colaboração", pontuou. Também compuseram a mesa de abertura o presidente União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Alessio Costa Lima, e o diretor-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Antonio Neto.

encontrofev2Em seguida, balanços dos avanços e desafios da atuação das redes foram temas de exposições realizadas pela diretora de Cooperação e Planos de Educação, Wania Clemente, e pelo diretor de Valorização dos Profissionais da Educação, Marcos Ozorio. A diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, Adriane Gazzola, apresentou o que vem sendo discutido para a articulação do Sistema Nacional de Educação e os próximos passos para o seu desenvolvimento.

Entre as palestras realizadas durante o evento com o intuito de aprofundar o conhecimento dos coordenadores, o diretor da Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto (SecexEducação) do Tribunal de Contas da União (TCU), André Geraldo Carneiro, apresentou a metodologia de acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE) desenvolvida pelo TCU e introduziu o debate sobre como as redes da Sase podem contribuir nesse processo.

encontro fev3No dia 16, os coordenadores da Rede de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação participaram de Oficina sobre os indicadores do PNE, conduzida pelo representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Armando Amorim Simões, e pelo diretor de Estudos Educacionais do Inep, Valdir Quintana. Simultaneamente, os coordenadores da Rede PCR conheceram mais sobre o Estudo da Situação da Saúde dos Professores da Educação Básica no Brasil, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em cooperação técnica com a Sase/MEC. O estudo foi apresentado pela coordenadora da pesquisa e professora da UFMG, Ada Ávila Assunção.

O encontro contou, ainda, com a participação da presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Maria Ester Galvão Carvalho, e da presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Gilvânia da Conceição Nascimento.

Redação Sase/MEC

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal